Como criamos.
Nosso roteiro de criação visa estabelecer um processo claro e organizado para a criação do projeto, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas de maneira adequada e que o trabalho seja entregue de acordo com as expectativas do cliente. Ele é composto, geralmente, por 5 passos que nos guiarão até a entrega final!
Análise de Briefing & Lapidação:
O primeiro passo para criar um projeto de design é entender exatamente o que o cliente deseja e para quem. Isso pode ser feito por meio de um briefing, que é uma conversa detalhada com o cliente para entender suas necessidades, expectativas e objetivos de design. A partir daí, é importante lapidar as informações obtidas e definir o escopo do projeto.
Brainstorming:
Com a análise do briefing em mãos, é hora de começar a gerar ideias para o projeto de design. Começaremos fazendo análises mercadológicas nas quais estudaremos a concorrência a fim de observar e entender as suas práticas. Poderemos separar as maiores qualidades e os piores defeitos para criarmos um sistema de diferenciação e eficiência.
Criaremos painéis semânticos para ajudar a desenvolver a atmosfera da marca. Trabalharemos a fotografia, as cores, as composições, os objetos e muito mais.
Analisaremos marcas já consolidadas no mercado para entender quais são as características que as tornaram grandes e aprender com as suas melhores práticas.
Pesquisaremos por projetos semelhantes e buscaremos as tendências do mercado para criar projetos atemporais.
Esses são alguns passos padrões, mas cada projeto terá suas particularidades e o ideal é entendê-las e buscar as melhores soluções.
Criação & apresentação:
Com as ideias geradas, é hora de começar a criar o projeto de design. Isso inclui definir o conceito, desenvolver o layout, as cores, as fontes e outros elementos que vão compor o design. Depois de criado, o projeto é apresentado ao cliente para aprovação ou para que sejam feitas as devidas alterações.
Manual de IDV
O Manual de IDV ou MIV é um documento que traz informações essenciais para a correta reprodução da marca, protegendo assim suas características fundamentais, evitando o uso incorreto e, consequentemente, facilitando a memorização e percepção do público.
Ele é um documento importante para a equipe interna de design e parceiros.
Esse documento também contém informações sobre a parte estratégica: DNA da construção da marca, fotografia, grids, layouts, diagramação e etc.
Entrega:
Finalmente, depois de ter o projeto de design criado e aprovado, todos os itens serão exportados nos formatos ideais e serão encaminhados para entrega prontos para serem usados.
Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Lembre-se que, embora esses passos sejam comuns na criação de um projeto de design, cada projeto pode ter necessidades específicas e é importante adaptar o processo de acordo com as demandas do cliente.